domingo, 15 de novembro de 2015

Na Foz do Rio Douro - VNGaia

           PASSEIO NA FOZ DO DOURO


O dia azul convida ao passeio pela costa e a ideia é usar a teleobjectiva na fotografia, sempre um desafio para o artista. É necessário um grande espaço aberto para funcionar (minimamente).
Elementos naturais da época abrem a pasta - no D´ouro.


Esta fotografia, ainda incipiente na definição, foi a prenda do rio. É um meteorito (ou parece) e detectei-o no meio do lixo de cascas de mexilhão, ramos secos de arbustos, restos de linhas e fios de nylon na ponta Sul da Foz do rio. Vou mostrar o sítio.


Foi neste areal, mesmo na ponta final do rio, na chegada ao mar, que encontrei o meteorito. Pela análise superficial que lhe fiz, ao cair na terra, soldou um pequeno seixo com o calor. 
Uma prenda do céu. É óptimo. Bem melhor que os ver cair.


A nova marina de Matosinhos vista deste ângulo é uma homenagem  que faço ao Sr. Henrique.
A teleobjectividade é um exercício complicado quando não se usa tripé. A amplitude da lente é tão potente, que até o bater do coração afecta a performance da imagem. 
Esta foi tirada a sete quilómetros de distância da marina.


Este palacete parece abandonado.
Não mo querem emprestar?


Uma peculiaridade que observo (e aprecio muito) na topografia urbana da cidade do Porto, é esta simbiose entre o antigo e o moderno.
Se repararem nesta imagem, vêm um prédio vistoso verde de apartamentos antecipado por uma quinta senhorial, com torre de ménage e tudo.


A intenção era dar um passeio tranquilo pela avenida do rio, e nem lá perto chegamos. 
Uma tarde para chegar à foz do rio Douro, calmo e tranquilo, sem vento, céu azul, e a água estava, "molhada". 
Toquei-lhe, e falei com ele.
Ao contrário destas "camones", bem abastecidas. Preferiram ficar na praia a beber uma cerveja e a apreciar as carícias do Sol. Espertas.


Big city: Afurada, vista por um canudo.


Como por um canudo se vê a colina que domina toda esta paisagem, preparada para a construção com todos, e sem uma única casa; tanto dinheiro atirado ao vento.


Este foi o Sol do dia. 
O El Nino deve estar activo, porque já vamos a mais de meio do mês de Novembro e ainda não vesti o pijama. E os últimos dias têm estado excelentes; Lua Nova - S. Martinho - aquecimento global.
Pensar é uma perda de tempo.


Geralmente só vejo um pôr-do-sol a sério uma vez por ano. Este é o do ano 2015, a chegar a Miramar.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário