domingo, 23 de agosto de 2015

Os gigantes da freguesia

                 OS GIGANTES DA FREGUESIA  



No mandato do ainda vigente partido político no poder nesta vila, dum dia para o outro estes sobreiros centenários magníficos protegidos por lei, foram abusivamente cortados sem justificação, e quem o fez é um criminoso.




A comparação com um ser humano mostra a grandeza deste espécime. Os 1ºs  gigantes sacrificados.

Este é o 2º gigante sacrificado, neste caso indirectamente pela acção humana na criação de infra-estruturas no terreno. Trata-se do pinheiro manso mais antigo da região.


Centenário, resistiu ao maior incêndio conhecido nesta terra, ateado por mão criminosa - fogo-posto, e como se sabe é uma árvore cheia de recursos de sobrevivência, mas para os parolos estava morta, com uma infestação irreversível. 
Estas são já imagens históricas.

Esta árvore é o ícone mais conhecido da freguesia, por estar no terreno da casa mais carismática e histórica. Falta-lhe a cruz do topo, cortada por um raio há muitos anos atrás.

  
Esta quinta é a que conserva ainda as árvores mais portentosas e bonitas da freguesia. Esta vermelha é uma ameixoeira, e é um monstro vegetal. Veja só o tronco.



Esta é outra árvore digna de respeito. Creio que veio da América do Sul, possivelmente do Brasil, onde a família que habitava esta quinta tinha (e tem) ainda muitos familiares a viver.
A 1ª vez que estive ao lado do tronco dela senti-me insignificante, mas foi quando vi a flor pela primeira vez que fiquei fan. 
A imagem da flor que vou mostrar foi dessa primeira vez. A floração não é regular, e pode não ocorrer durante anos.


O designe e as cores sugerem a ambiência Brasileira da árvore, e os tons são lindíssimos. 


Esta Tília gigante na floração dá uma tonelada de chã. Adoro estas árvores na Primavera. São tão aromáticamente generosas que não consigo descrever a sensação.
Ao lado dela, mais abaixo, está um abeto com a mesma altura (ou mais).
Claro que não são os gigantes todos da freguesia, mas são as mais significativas.
Protejam a Natureza, que ela protege-vos a vós.

Sem comentários:

Enviar um comentário